terça-feira, 5 de julho de 2011

Hortas

A falta de um jardim ou varanda não é empecilho para contar com uma horta. Além de funcional, a idéia de cultivar ervas, temperos e folhagens. Com isso você sempre terá folhas verdes e frescas, temperos à mão e ervas prontas para os chás da tarde ou da noite, isso são só alguns dos privilégios de quem tem uma horta caseira. A dica é fazer um furo no fundo do vaso, canteiro, para drenar a água e não encharcar demais as espécies.
É importante escolher um local que receba quatro horas diárias de sol e regá-las todos os dias, as plantas pedem água todos os dias, além de ferramentas para cuidar do jardim, como um regador e pás.
Lembrando também que podemos colocar, iluminação nos vasos. A luminária indicada é a Espeto com lâmpadas PAR 20/30 ou 40. Esta lâmpada é a ideal para esse uso, pois resiste a água. Não ha problema de molhar na hora de regar suas plantinhas.
Vejam algumas imagens de hortas super praticas e funcionais!!



A horta também pode ficar dentro de casa. Na cozinha, a moradora aproveitou a janela da pia e colocou vasos, de diversos tamanhos e formas, com vários temperos.

No terraço gourmet, a parede lateral tem uma horta vertical em vasinhos. Além de agradar aos proprietários do apartamento, que adoram cozinhar, as ervas e temperos dão um charme especial ao ambiente.




No corredor, as toras de eucalipto fixadas na parede sustentam mini vasos de alumínio com ervas e temperos. Leves, esses vasos são ideais para serem pendurados. Na composição, aparecem no tom original ou pintados de vermelho e azul.

A horta em caixas de aço galvanizado com pintura eletrostática tem hera, lavanda, pimenta, manjericão e hortelã, além de salsinha nos mini vasos.

Os vasos de arenito carregam ervas e temperos de diferentes alturas. São eles: alecrim, manjericão-roxo, manjericão-italiano, salsinha, salsão e cebolinha. Nos vasos de terracota, pitangueira (em primeiro plano), jabuticabeira e romãzeira (ambas ao fundo).

Vasos de cerâmica têm capim-limão e variedades de pimenta. Ficam próximos à parede forrada de unha-de-gato.

A moradora aproveitou a estrutura de ferro da janela para instalar as floreiras de plástico com hortelã, tomilho, cebolinha e outros temperos, que recebem o sol da manhã

Hortelã, manjericão, pimenta e outros temperos ficam à mão para serem usados em pizzas e churrascos. Em vasos pintados ou coloridos, dão um charme a mais ao ambiente.

Um comentário:

  1. Ka!!! Parabénsss..adorei a tabela da distancia da tv e o da horta tb!!! AMEIIII bjs

    ResponderExcluir